Aprendizagem dinâmica

 Livro-caixinha traz ideias para incrementar as aulas de língua portuguesa ou estrangeira

 

Aprender línguas é fundamental para aumentar nossa capacidade de comunicação e multiplicar oportunidades na vida. Mas como fazer para envolver a turma nas aulas? Um pouco de diversão pode ajudar bastante e é a isso que o livro-caixinha® Atividades em sala de aula: 50 práticas para ensino de Português e língua estrangeira (Matrix Editora, R$ 37,00) se propõe.

Indicado a partir de 10 anos de idade, o livro é ideal para o Ensino Fundamental 2, Ensino Médio e cursos livres de idiomas. São 50 cartões, cada um com uma sugestão de prática para as atividades em sala de aula. Estimulando o uso de músicas, filmes, podcasts, memes e outras mídias, o aprendizado fica mais fácil, dinâmico e divertido. “Storyboard”, “bingo musical”, “adivinhe com emojis”, “viagem virtual”, são alguns dos diversos temas que vão fazer os alunos gostarem mais ainda de aprender.

Alguns exemplos:

Storyboard – após ler um texto de ficção, os alunos contam a história por meio de desenhos

Bingo musical – faça uma lista de diversas palavras, várias delas presentes em uma música, e mostre-a aos alunos. Toque a música. O desafio é prestar atenção na música e anotar as palavras que aparecem na lista que você preparou. Quem completar a lista primeiro é o vencedor.

Diário de uma celebridade – peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre uma pessoa famosa. Em seguida, eles deverão escrever um texto relatando um dia dessa pessoa.

Sobre a autora:

Mainly Fumene é professora e mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.